REVISÃO NARRATIVA: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA ALAVANCAR O ESTUDO ANATÔMICO NA ERA DO APRENDIZAGEM BASEADO EM PROBLEMAS– ABP

  • Autor
  • Mariana Queiroz Borges
  • Co-autores
  • Fábio Marques de Almeida , Wander Nasser Naves
  • Resumo
  • Introdução: Ao longo dos anos, as escolas de medicina experimentaram diferentes formatos pedagógicos.  O ensino da anatomia foi o que mais sofreu alterações com essas inovações. A educação anatômica está passando de desenhos em quadros, diagramas e dissecação cadavérica para tecnologia de ponta, como 3D digital e realidade virtual. Com a expansão da educação médica, a redução de amostras anatômicas humanas, bem como as limitações de tempo e espaço, a qualidade do ensino foi seriamente afetada. Dadas as necessidades, o uso da tecnologia veio para agregar as metodologias ativas, funcionando como atrativo e uma ferramenta para alavancar o aprendizado.  Essas novas tecnologias buscam preencher a lacuna na educação deixada pelo Aprendizado baseado em problemas - ABP. Objetivo: Descrever e avaliar os efeitos da tecnologia no ensino anatômico na metodologia ABP. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura.  A busca de dados foi efetuada na base de dados da National Institutes of health’s Library of Medicine (PubMed), em junho de 2020. Foram utilizados os seguintes descritores: Problem Based Learning, technology, anatomy. Incluímos: artigos dos últimos 10 anos, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos os artigos não disponibilizados na íntegra, os pagos e os que fugiam do enfoque. Pela leitura dos resumos, foram escolhidos 37 estudos. Resultados: O ensino anatômico sofreu um grande renascimento, devido à chegada da tecnologia como uma importante ferramenta. Muitos estudos demonstraram os benefícios da integração entre tecnologia, dissecção e aprendizado baseado em problemas. Uma estratégia de aprendizado ativa envolvente bem projetada e aliada com as novas tecnologias, pode ajudar a superar esses desafios e limitações do ABP. Apesar do claro potencial, ainda há desafios, pois, essas tecnologias inovadoras estão em sua infância e a incerteza envolve a melhor maneira de comercializá-las e integrá-las ao currículo atual. Conclusão: Com essa revisão concluímos que a metodologia ativa, ABP, usada em associação com ferramentas digitais, trouxe excelentes benefícios no aprendizado anatômico e melhoria nas habilidades espaciais e maior retenção do conhecimento, tornando a matéria menos maçante e repetitiva, tornando-a mais integrativa e atrativa. As novas tecnologias devem ser ferramentas de estratégias para alavancar o ensino anatômico moderno com o intuito de maximizar a atividade do professor e o desempenho do aluno.

  • Palavras-chave
  • Anatomia; Ensino; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tecnologia
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